Devolvo ouro
11:00 31 de julho de 2021 to 17:00 21 de agosto de 2021
Zipper Galeria, Jardim América: r. Estados Unidos, 1.494 Get directions

[PRESENCIAL] Com curadoria de Marcello Dantas, a exposição reúne fotografias produzidas por Gabriel Chaim na Terra Indígena Yanomami, na fronteira entre os estados de Roraima e Amazonas, regiões de Surucucu e Palimiu. Chaim acompanhou durante dois meses a ação do Exército e da Polícia Federal contra o garimpo ilegal naquele lugar. Lá, as condições geológicas justificam a presença do ouro. Já o garimpo ilegal e os sistemáticos ataques aos povos Yanomami são justificados por omissões políticas, em curso há décadas.

Por isso, o lastro para precificação dos trabalhos presentes na exposição é o grama do ouro. A mostra Devolvo Ouro destinará parte dos recursos arrecadados com a comercialização das obras a entidades indígenas que defendem os territórios e os povos Yanomami.

“O povo Yanomami vem sendo recentemente massacrado por uma sucessão de eventos originados pelo garimpo ilegal em suas terras. Essa exposição do fotógrafo Gabriel Chaim aborda as recentes condições e imagens capturadas naquele território. Diante da sequência de injustiças e ilegalidades que contornam o comércio do ouro ilegal no Brasil, estamos propondo uma nova situação onde as coisas devem ser devolvidas ao seu lugar de direito”, afirma o curador Marcello Dantas.

Funcionamento: Segunda a sexta, de 10h às 19h; sábado, de 11h às 17h.

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome