Descompasso Atlântico
14:00 22 de abril de 2021 to 18:00 25 de junho de 2021

[PRESENCIAL/VIRTUAL] "Descompasso Atlântico" é segunda individual de Arjan Martins na galeria A Gentil Carioca. A exposição tem como ponto de partida um tema universal e unificador: a água. Assim, traz uma seleção de obras que reitera a navegação do artista por uma história de resistências e refluxos simbólicos, políticos, culturais e existenciais dos negros de ascendência Africana transplantados pela escravidão colonial. Não por acaso, a data de lançamento da exposição, dia 22 de abril, é a mesma data da chegada dos colonizadores portugueses a Pindorama, ao Monte Pascoal, na Ilha de Vera Cruz, que veio a se tornar o Brasil.

A mostra está virtualmente integrada ao Galleries Curate: RHE, que envolve um grupo de galerias contemporâneas de todo o mundo, que se reuniram para discutir como navegar pelos novos desafios da atualidade. Paralelamente ao espaço presencial da galeria, como ação externa e pública da mostra, em parceria com o Alalaô (uma mobilização artística-política-afetiva, que leva às praias do Rio de Janeiro intervenções, performances e diversas ações artísticas), Arjan Martins transporta para Ipanema as instalações de birutas, expondo aparelhos destinados a indicar a direção dos ventos, que fundem-se as bandeiras marítimas e seus códigos internacionais para transmitir mensagens entre embarcações e portos, que revelam significados específicos e possibilitam ao espectador uma leitura sensível de termos técnicos.

Conheça as galerias participantes e suas exposições:
https://galleriescurate.com/

As obras estão expostas no espaço físico da galeria. Agende sua visita pelo email correio@agentilcarioca.com.br Terça a sexta, das 14h às 18h.

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome

EnglishPortuguese