ABERTURAS

Mídia Ninja, Sem título, 2013

O MAM, a marquise e nós no meio, coletiva no Museu de Arte Moderna de São Paulo, até 19/8

A Marquiseo MAM e Nós no Meio, com curadoria de Ana Maria Maia e layout do coletivo de arquitetos Grupo Inteiro, conta com ampla programação que se mistura com o já realizado Domingo MAM, em que omuseu realiza atividades no Parque do Ibirapuera. As obras do acervo selecionadas remetem à vizinhança ao redor. Além disso, são propostas performances e parcerias para diminuir os limites do prédio, em seis domingos ao longo da duração da exposição.


Rodrigo Bivar, ‘O Noivo da Ascensorista’, 2017

Rodrigo Bivar: É Umas, individual na Galeria Millan, abertura em 12/5

Composta por sete pinturas, a maior parte delas inédita, a mostra é a primeira do artista na Millan desde 2015, e marca um novo capítulo em sua investigação acerca da pintura. Inicialmente figurativo e próximo das imagens fotográficas, de uns anos para cá seu trabalho vem permeando um campo mais identificado com o da pintura abstrata, com interessantes divisões geométricas e inesperadas associações de cores.


Regina Parra, ‘Um perigo e uma chance’, 2016

Desmedida, coletiva na Zipper Galeria, abertura em 17/5

O curador Diego Matos reúne um conjunto de trabalhos que retratam o Brasil, seu lastro histórico e suas múltiplas realidades à luz de um imaginário construído nas duas últimas décadas do século XXI. Na contramão aos parâmetros de uma história oficial baseada nas ideias grandiosas de progresso e civilização e na atenção ao desenvolvimento das grandes metrópoles, as investidas dos artistas aqui selecionados conflagram largo interesse em explorar, reconhecer territórios grandiosos mas invisíveis. Trata-se desse mesmo Brasil que, no momento, seja por temor, ignorância ou elitismo, é dado as costas. Dentre os artistas estão Romy Pocztaruk, Regina Parra, Tuca Vieira e Karim Aïnouz.


Fernando Limberguer, ‘Ainozama’.

Amazônia: os novos viajantes, coletiva no Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia, abertura em 12/5

Com curadoria de Cauê Alves e Lucia Lohmann, professora no Departamento de Botânica do Instituto de Biociências da USP, a mostra reúne artistas como Cildo Meireles, Claudia Andujar, Walter Salles e Luiz Braga. A exposição tem base em pesquisas científicas coordenadas por Lucia sobre a origem da Amazônia.


A mostra é parte do programa de residência artística Pivô Pesquisa. FOTO: Divulgação

11° Ateliê Aberto, coletiva na Pivô, em 12/5

O público é convidado a entrar em contato com o processo dos artistas em residência, que apresentam trabalhos em andamento, testam maneiras de exposição ou produzem conteúdos específicos para o evento, como conversas ou performances. Com backgrounds e investigações diversas, tanto dos artistas brasileiros quanto estrangeiros, essa é uma oportunidade de experimentação de suportes, de entendimento do uso dos espaços, e a chance de experienciar possibilidades de diálogos.


João Loureiro, ‘Reprodução Assistida’

João Loureiro: 1:1, individual na Galeria Jaqueline Martins, abertura em 12/5

O artista correlaciona o espaço de exposição da galeria com um açougue da região, bairro da Vila Buarque, centro de São Paulo. Mas mais do que ocupar ambos os espaço com um conjunto de obras, João Loureiro concebe uma série de ações encadeadas que são ciclicamente repetidas ao longo do período da exposição, fazendo com que o trabalho se constitua cumulativamente dia-após-dia.


CONVERSA

Dora Longo Bahia, ‘Brasil x Argentina’ (stills de vídeo), 2017. FOTO: Bolsa de Fotografia ZUM/Acervo IMS

O artista em processo com Dora Longo Bahia, conversa no Instituto Moreira Salles de São Paulo, em 12/5

‘O artista em processo’ é uma atividade que promove uma conversa aberta com um artista sobre sua obra, sua linha de pesquisa e seu processo criativo. A convidada da vez é a artista multimídia Dora Longo Bahia, que – dentre outras coisas – aborda o sexo, a morte e a violência em seus trabalhos.


POR AÍ…

Athos Bulcão, ‘Estudo em cartão’. A exposição que comemora 100 anos do artista está em cartaz no CCBB de Belo Horizonte e faz parte da programação da Semana de Museus. Foto: Vicente de Mello/Divulgação

Semana Nacional de Museus, programação especial de museus em todo o país, de 14/5 até 20/5

A 16ª Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural promovida pelo Ibram em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nesta edição, 1.130 museus de todo o país oferecem ao público 3.261 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais!


Emmanuel Nassar, ‘Trap Trap’, 2013. No estande da Galeria Millan em Lisboa.

ARCOlisboa, feira de arte em Lisboa, de 17 a 20/5.

Com a qualidade dos conteúdos como principal objetivo, a Cordoaria Nacional terá a participação de 68 galerias. O Programa Geral será composto por 50 galerias selecionadas pelo Comitê Organizador, e a seção Opening contará com a participação de 8 galerias nacionais e internacionais com menos de sete anos de antiguidade, selecionadas por João Laia, escritor e comissário português. Como novidade, este ano serão incorporados 10 projetos especiais também selecionados pelo Comitê Organizador.

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome